Logo Zoom
Logo Zoom

Muita gente nem conhece a existência da pasta térmica para processador. Se você é uma dessas pessoas, é hora de entender que ela é de fundamental importância para manter o desempenho e até a integridade do principal componente da placa-mãe do PC.

O que todo mundo que já usou um computador sabe é que o funcionamento dele gera calor. E mais: quanto mais potentes as configurações, mais calor será gerado. Por isso, sistemas de refrigeração são fundamentais para o bom funcionamento. É aí que entra a pasta térmica. Mas, afinal, o que exatamente é isso?

O que é pasta térmica?

A pasta térmica é um material pastoso que, em geral, tem a cor branca. O preço da pasta varia de acordo com a performance que ela oferece e também em relação à quantidade do produto oferecida.

As melhores pastas têm prata entre os seus componentes, já que esse metal é um excelente condutor de calor de calor, e dissipar a temperatura é a principal função da pasta térmica.

A pasta térmica vem em uma seringa e o preço depende da qualidade e da quantidade do produto. (Foto: Shutterstock)

Para que serve a pasta térmica?

Bom, você já notou que é um produto para auxiliar na dissipação o calor, mantendo o computador com a “cuca fresca”. A ideia é ter um material sobre o processador que “agarre” o calor e o leve para longe da peça, favorecendo o trabalho do sistema de refrigeração e mantendo o desempenho do PC sempre em alta.

Em geral, o computador já vem com a pasta sobre o processador de fábrica. O problema é que, com o tempo, ela resseca e deixa de funcionar.

Se você notou que o seu processador está muito esquentadinho e que há quedas de desempenho acontecendo, pode ser hora de fazer uma nova aplicação da pasta. E, para isso, nada melhor do que conhecer as melhores opções para comprar em 2022!

Pasta Térmica Noctua NT-H2 3,5g

A Pasta Térmica Noctua NT-H2 pode ser encontrada em embalagem com 3,5g, que você vê aqui em cima, ou em embalagem de 10g, que sai bem mais em conta. A fórmula é uma segunda geração dessa fabricante, que promete grande facilidade não só para a aplicação, mas também para a remoção quando ela for necessária.

Característica dessa pasta térmica

  • Densidade: 2,81 g/cm³
  • Cor: Cinza
  • Temperatura de operação: -50 até 200°C

Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut - 1g - TG-K-001-RS

Você também pode encontrar a Pasta Térmica Thermal Grizzly Kryonaut em embalagem de 5,5g em várias lojas (vitrine abaixo) ou em embalagem de 2g. Segundo o fabricante, a fórmula permite inclusive o uso em sistemas de refrigeração industrial e é ideal para ideal para overclock e delid.

Outro ponto interessante é que o kit acompanha uma espátula para ajudar na retirada da pasta antiga, facilitando a aplicação. Ainda segundo a Kryonaut, essa pasta térmica suporta temperatura de 80 graus Celsius sem o perigo de ressecamento.

Característica dessa pasta térmica

  • Cor: cinza
  • Não inicia a desidratação mesmo a 80°C
  • Ideal para overclock e delid

Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano - Seringa 1,5g

A proposta da Pasta Térmica Cooler Master Gel Maker Nano é usar nano partículas de diamante em sua fórmula para aumentar o seu poder de dissipação de calor. Esse desenvolvimento permite melhor condutividade térmica para CPUs de alto desempenho, GPUs e, é claro, chipsets.

A pasta térmica Cooler Master também busca evitar problemas como evitando auto-oxidação ou erosão em função da ação do tempo, garantindo uma maior durabilidade do produto.

Característica dessa pasta térmica

  • Cor: Cinzenta
  • Fórmula contém nano partículas de diamante
  • Produto de boa durabilidade, segundo fabricante

Pasta Térmica DeepCool Z5 DP-TIM-Z5-2

Você pode optar pela embalagem de 3g tanto para a versão DeepCool Z5 DP-TIM-Z5-2 (que você vê acima) ou pela versão Deepcool Z5 de alta performance (vitrine abaixo).

A promessa em ambos os casos é de excelente condutividade térmica sem condutividade elétrica, evitando qualquer dano elétrico. Além disso, a fabricante promete desempenho elevado por mais tempo, já que há elementos anticorrosão na fórmula.

Característica dessa pasta térmica

  • Cor: Cinza Prateado
  • Elementos anticorrosão
  • Vem com pá de raspagem exclusiva

Pasta Térmica Rise Mode Silver Frost - 5g - RM-TG-01-FRT

Quem busca alto custo-benefício tem na Pasta Térmica Rise Mode Silver Frost uma excelente opção. A embalagem de 5g custa menos de 20 reais (em março de 2022) e mesmo assim o produto tem uma composição bem atraente

A fórmula conta com silicone e prata, o que significa ótimo adesão ao processador, além de alto poder de dissipação de calor. Além da alta condutividade térmica, há ainda elemento para evitar a corrosão, o que favorece a durabilidade.

Característica dessa pasta térmica

  • Preço bem em conta
  • Fórmula conta com silicone e prata
  • Alto custo-benefício

Pasta Térmica Rise Mode Silver Cold

Pasta térmica Rise Mode Silver Cold tem bom preço e ótima condutividade térmica (Foto: Rise Cold)

As características desse outro modelo de pasta térmica da Rise Mode são bem parecidas com as do modelo anterior. Ela possui silicone e prata na fórmula, elementos anticorrosão e alto custo-benefício. No entanto, há uma boa diferença.

Essa fórmula é mais moderna e permite uma maior condutividade térmica. Enquanto o modelo anterior tem 5,5W/mk (watt por metro e por kelvin, a unidade de medida da condutividade térmica), a Pasta Térmica Rise Mode Silver Cold chega a 7,5W/mk. Isso significa um maior poder de dissipação de calor no mesmo espaço de tempo.

Procure as melhores ofertas da Pasta térmica Rise Mode Silver Cold!

Característica dessa pasta térmica

  • Silicone e prata na fórmula
  • Maior poder de dissipação de calor
  • Excelente custo-benefício

Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Regular

O segundo modelo de pasta térmica Cooler Master na nossa lista também tem bastante tecnologia na fórmula e uma grande preocupação em trazer facilidade de aplicação para o usuário.

Começando pela fórmula, ela permite uma condutividade térmica é de 5W/mk, o que garante um nível bem bacana de dissipação de color. Já para a aplicação há uma seringa de bico exclusivamente plano projetada para aprimorar a experiência de aplicação. Isso facilita a aplicação de forma linear por todo o processador ou a GPU do PC.

Característica dessa pasta térmica

  • Cor: Cinza
  • Condutividade térmica é de 5W/mk
  • Seringa com design exclusivo para facilitar a aplicação

Pasta Térmica Corsair Tm30

Se você já navegou por listas com melhores componentes para PC e Notebook já deve ter se deparado com a Corsair. Então por que não contar com a marca aqui entre as melhores pastas térmicas para processadores?

A Tm30 é um composto térmico premium à base de óxido de zinco para um ótimo desempenho térmico. De acordo com o fabricante, esse modelo tem uma impedância térmica ultrabaixa, o que diminui a temperatura da CPU em comparação com a pasta térmica comum, além de durar anos sem secagem, rachaduras ou alteração na consistência.

Característica dessa pasta térmica

  • Composto térmico premium
  • Impedância térmica ultrabaixa
  • Alta durabilidade

Pasta Térmica Arctic Silver 5 3,5g

Fechando a nossa lista, a Pasta Térmica Arctic Silver 5 conta com exclusiva fórmula de alta densidade de prata micronizada e partículas de cerâmica condutoras desenvolvida pela Arctic Silver. A ideia é maximizar a capacidade de dissipação do calor com as partículas de prata.

Além disso, esse composto térmico não conduz eletricidade, não é corrosivo e também não é tóxico. Ideal para eliminar o risco de superaquecimento do console, processador de desktop, notebook e placa de vídeo.

Característica dessa pasta térmica

  • Fórmula com prata e cerâmica
  • Elementos anticorrosão
  • Ideal para eliminar o risco de superaquecimento em diversos componentes

Como aplicar pasta térmica?

Aplicar pasta térmica no processador é simples, mas precisa ser feito com atenção (Foto: Shutterstock)

A aplicação não é complicada, mas exige alguma perícia do usuário. Caso você não tenha um conhecimento ao menos médio de montagem e desmontagem, é melhor chamar alguém com um maior conhecimento.

Em muitas situações, o processador tem um cooler preso a ele e, antes da aplicação da pasta térmica, é preciso desencaixar essa estrutura. Com o processador já à vista, é feita a raspagem da pasta ressecada. Tenha cuidado para que o material antigo não caia sobre a placa-mãe. Ela pode grudar e atrapalhar o funcionamento do sistema. Limpe bem o processador para evitar qualquer patícula de poeira antes da aplicação.

Após isso, goteje a pasta com o auxílio da seringa e depois espalhe o produto sobre o processador. Um pincel fino ou uma haste flexível (do tipo Cotonete) podem ajudar bastante nessa hora.

Não se esqueça de reencaixar bem o cooler após a aplicação. Se tudo foi feito perfeitamente, basta aproveitar o funcionamento do computador com uma temperatura bem adequada para o máximo desempenho.