Logo Zoom
Logo Zoom

Quem está na busca por um computador novo, quer montar um, ou quer um notebook, certamente se depara com uma pergunta: processador Intel Celeron é bom? Afinal, ele é um dos mais baratos da marca.

Neste guia, nós vamos falar um pouco sobre ele, quem deveria comprá-lo e o que você pode esperar de um Intel Celeron. Com isso, vai poder fazer uma escolha muito bem informada a partir da lista no final. Confira!

  • Se você quer aprender mais sobre processadores em geral, confira o nosso artigo sobre o que é nanômetro

O que e para quem é o processador Intel Celeron?

Faz alguns anos já que os processadores da linha Intel Atom foram descontinuados. Com isso, o Intel Celeron passou a ser o modelo mais básico oferecido pela empresa.

A maior parte dos processadores da linha são dual-core. Além disso, existem duas exceções: os antigos single-core, e alguns quad-core. Esses últimos não estão disponíveis para o público em geral, apenas para empresas revenderem dentro de notebooks.

De maneira geral, possuem velocidades de clock (descubra aqui tudo sobre o GHz, medida dessa velocidade) mais baixas e muito menos uso de energia. Isso faz com que comprar um processador Intel Celeron seja uma boa ideia para um computador mais simples e barato. Não só pode economizar na máquina, mas também na conta de luz!

O processador Intel Celeron é uma boa escolha para quem precisa economizar (Foto: Shutterstcock)

Além disso, o seu processamento gráfico também é reduzido. Ou seja, nada de jogar num computador com esse processador sem ter placa de vídeo dedicada!

Contudo, mantenha em mente que o Intel Celeron é bom, mas apenas se você não quiser muita performance. Ele vai realizar tarefas básicas de navegação e pacote Office, por exemplo, sem grandes problemas, mas nada além.

Outro ponto bom de ser mencionado é a sua presença ampla em notebooks. Isso vem do seu baixo consumo de energia, que resulta em maior durabilidade da bateria. Ainda, o seu baixo custo faz com que seja uma boa escolha para notebooks econômicos.

Intel Celeron: custo-benefício

Essa linha de processadores da Intel é uma das que oferece melhor custo-benefício, sem qualquer dúvida. Afinal, a performance oferecida, por mais que inferior às outras linhas, ainda é bastante razoável.

Soma-se a isso o baixo consumo energético, que resulta na necessidade de baterias menores ou simplesmente redução na conta de luz. O resultado é que o processador Intel Celeron vale a pena quando se fala de custo-benefício para usuários com necessidades mais básicas das suas máquinas.

Opções de processador Intel Celeron

Com tudo isso dito, você pode estar se perguntando sobre quais as melhores opções da linha no mercado. E para te ajudar, selecionamos abaixo algumas em várias faixas de preço. Confira abaixo e descubra!

Agora, caso você queira um processador mais rápido, veja as nossas listas de processador i5 e de processador AMD Ryzen 3!

Intel Celeron 430

O primeiro, como de costume, é o mais em conta. Com um investimento de menos de 150 reais, o Intel Celeron 430 oferece uma performance bastante reduzida e é um modelo single-core com uma frequência de apenas 1,8GHz.

Seu consumo energético é extremamente baixo, sendo um bom modelo para quem tem uma fonte fraquinha. Contudo, de maneira geral, vale apenas se você precisa comprar o computador mais barato possível e não se importa que ele vá travar um pouco. E não é por menos, já que esse modelo está no mercado há quase 15 anos!

Intel Celeron E3300

Outro modelo bastante antigo (lançado em 2009), o Celeron E3300 já é muito mais capaz, sendo um modelo dual-core com frequência de 2,5GHz. Atualmente, é possível rodar alguns jogos em resolução baixa com ele, mas com baixos quadros por segundo. Ainda assim, ele é o com maior consumo energético da lista.

Ele é particularmente indicado, contudo, para quem pretende fazer overclocking (técnica de aumentar a frequência do processador, arriscada para iniciantes). Isso porque ao fazê-lo, dá para chegar perto de 4GHz, e a performance aumenta em até 35%!

Intel Celeron G5925

O Intel Celeron G5925, por sua vez, é um modelo muito mais recente, lançado em 2020. Faz parte da 10ª geração de processadores Intel. Dos quatro que vamos falar nesta lista, ele é o com melhor custo-benefício e melhor performance.

Ele é um processador dual-core com frequência de 3,6GHz e acaba por ser uma opção interessante se você quer jogar jogos mais básicos com gráficos médios ou baixos. Mas claro, a performance em jogos novos vai deixar a desejar.

Intel Celeron G5905

Para completar, temos o processador Intel Celeron G5905. Ele nada mais é o G5925, mas um pouco mais lento, com a frequência de 3,5GHz. De resto, ele é exatamente o mesmo processador. Ou seja, só vale a pena se o outro não estiver disponível ou se o preço for inferior. Curiosamente, ele tende a ser um pouco mais caro!

Se nenhum dos modelos listados te satisfez, descura qual o melhor processador Intel para as suas necessidades!