Black Friday
Logo Zoom
Logo Zoom

O Galaxy J6 é um lançamento da Samsung que chega para bagunçar de vez a família Galaxy J da fabricante coreana. Apesar da tela maior e bordas mais finas, o Galaxy J6 tem especificações bem próximas à de outros smartphones da mesma linha, como o Galaxy J7 Pro, o que pode causar confusão em quem pensa em comprar um aparelho.

E para você que está tentando entender as diferenças entre os dois modelos ou ficou na dúvida se vale mais a pena comprar o Galaxy J7 Pro ou o Galaxy J6, preparamos esse comparativo completo entre os dois modelos. Confira!

O visual é parecido, mas o J7 Pro tem estrutura de metal

Observando os dois aparelhos, é fácil perceber que eles são da mesma família de smartphones. As diferenças aqui são principalmente no material de acabamento, que é de plástico rígido no Galaxy J6 e em metal no Galaxy J7 Pro, o que faz dele o celular mais "premium", mas também o mais escorregadio dos dois.

A única outra diferença é que a tela do Galaxy J6 ocupa uma parte maior da frente, e por isso o leitor biométrico fica posicionado na parte de trás, embaixo da câmera.

Tela infinita no Galaxy J6 contra resolução Full HD no Galaxy J7 Pro

Aproveitando que o assunto é a tela, este é o maior destaque do Galaxy J6. Ele vem com um painel mais esticado, com 5.6 polegadas e resolução HD+ (1440 x 720 pixels) na proporção 18:9 (chamado pela Samsung de "tela infinita"). A tela ocupa toda a parte frontal e é muito bacana para assistir filmes ou navegar nas redes sociais, já que exibe mais conteúdo na vertical.

Já o J7 Pro tem um display de 5.5" em proporção 16:9, mas leva a melhor por ter resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), que exibe imagens mais nítidas e detalhadas, e garante a melhor experiência de exibição.
Um ponto positivo para os dois modelos é que ambos usam tecnologia Super AMOLED, que entrega um alto contraste, um bom nível de brilho e pretos bem profundos.

Desempenho também é superior no Galaxy J7 Pro

Falando agora sobre o desempenho, ambos usam o processador intermediário Exynos 7870, um octa-core de 1.6GHz. Na prática, ambos têm uma velocidade parecida ao abrir aplicativos, e os dois modelos dão conta de rodar aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais e até jogos mais leves com uma boa fluidez.

Mas o Galaxy J7 Pro também leva a melhor por aqui: ele tem 3GB de memória RAM, enquanto o Galaxy J6 tem apenas 2GB. Isso quer dizer que o J7 Pro manda melhor ao gerenciar os aplicativos em segundo plano, e consegue manter mais aplicativos carregados ao mesmo tempo.

Quanto ao sistema operacional, o Galaxy J6 vem com Android 8.0 (Oreo), enquanto o Galaxy J7 Pro vem de fábrica com Android 7.0 (Nougat), mas ambos usam a interface Grace UX da Samsung, que modifica o sistema.

No quesito armazenamento, outra vitória para o J7 Pro! O aparelho tem 64GB de memória interna, contra apenas 32GB do Galaxy J6, o que garante mais espaço para guardar vídeos, músicas e fotos ou instalar aplicativos.

Em relação a autonomia, o Galaxy J7 Pro também se sai melhor. O aparelho conta com bateria de 3.600 mAh, contra 3.000 mAh do Galaxy J6. Considerando um uso intermediário, com o 4G ligado e sem exagerar nos vídeos em streaming e outras atividades muito pesadas, ambos tem capacidade suficiente para chegar ao final do dia com carga, mas o J7 Pro aguenta mais tempo longe das tomadas.

Disputa acirrada em câmeras com boa resolução

Para quem curte fotografia, os dois aparelhos contam com bons conjuntos de câmeras e mandam bem na hora dos cliques. O J7 Pro conta com uma câmera traseira de 13MP com foco automático e lente de f/1.7, e captura fotos claras, nítidas e com bons níveis de contraste, e não mostram muito ruído em fotos mais escuras.

Já a câmera frontal do J7 Pro tem um sensor de 13MP e abertura f/1.9, que faz boas selfies, e tem até um flash LED para ajudar se você estiver tirando fotos à noite.

O conjunto de câmeras do Galaxy J6 é um pouco mais simples, com 13MP e f/1.9 na câmera principal e uma câmera secundária de 8MP e f/1.9. Apesar de ter bons resultados, o sensor do Galaxy J6 é inferior ao do Galaxy J7 Pro.

Nos vídeos, os dois modelos têm resultados parecidos, gravando em resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels) a 30 quadros por segundo, com estabilização digital EIS.

Recursos extras: Galaxy J6 é o único com TV Digital

O Galaxy J6 merece um ponto em recursos adicionais, já que ele é um smartphone com TV Digital, uma boa pedida para quem não quer perder nenhum lance da Copa do Mundo. É possível assistir aos canais da TV aberta na resolução HD, apenas plugando a antena que vem com o aparelho.

Agora, se você é fã de games interativos em realidade aumentada, como Pokémon Go, o Galaxy J7 Pro é o único que permite a função, por ter acelerômetro.

O veredito: Galaxy J7 Pro ou Galaxy J6?

Depois de se sair melhor em praticamente todos os pontos do comparativo, não restam dúvidas de que o Galaxy J7 Pro sai vitorioso neste comparativo, não é mesmo? Ele sai vencedor tanto na reprodução de vídeos, por ter resolução Full HD, quanto no desempenho, já que tem mais memória RAM, além de mais capacidade de armazenamento e bateria. Se você não faz questão de ter um celular com tela no padrão 18:9 ou da função de TV Digital, ele é uma opção melhor que o Galaxy J6.

Confira o nosso vídeo:

Leia também:

Leia mais sobre
Publicidade