Moto Z2 Play vs Moto Z Play: veja as diferenças no comparativo
Duas versões da linha de smartphone Motorola conhecidas como intermediários premium, Moto Z2 Play e Moto Z Play se enfrentam em uma comparação, para te ajudar a entender as diferenças entre eles e saber se vale a pena trocar o modelo antigo pelo mais recente, ou ainda qual deles vale mais o investimento. Já adiantando, claro que o Moto Z2 Play traz melhorias em relação ao Moto Z Play. Mas para ser mais fino, acabou sacrificando a bateria, por

Duas versões da linha de smartphone Motorola conhecidas como intermediários premium, Moto Z2 Play e Moto Z Play se enfrentam em uma comparação, para te ajudar a entender as diferenças entre eles e saber se vale a pena trocar o modelo antigo pelo mais recente, ou ainda qual deles vale mais o investimento.
Já adiantando, claro que o Moto Z2 Play traz melhorias em relação ao Moto Z Play. Mas para ser mais fino, acabou sacrificando a bateria, por exemplo. E como as mudanças de um modelo para o outro não são tão radicais assim, o Moto Z Play continua uma boa opção de compra, principalmente se seu preço estiver bem abaixo do Moto Z2 Play. Confira a batalha e compare os preços do Moto Z Play e do Moto Z2 Play:
Design parecido, com materiais e espessuras diferentes
Colocando o Moto Z Play e o Moto Z2 Play lado a lado, a gente logo percebe que eles são bem parecidos, até nas dimensões. Por exemplo, os dois têm 15,6cm de altura e 7,6cm de largura, mas na espessura é que tem uma diferença, já que o Moto Z2 Play é mais fino, como 0,6cm, enquanto o Moto Z Play tem 0,7cm.
Também, não poderiam ser muito diferentes mesmo, já que, quando o Moto Z Play foi lançado, a Motorola prometeu que os Moto Snaps seriam compatíveis com pelo menos mais duas gerações do smartphone, para cativar o público e não fazer ninguém precisar trocar os módulos toda vez que comprar um Moto Z Play novo.
Então, sim, os Moto Snaps que servem para o Moto Z Play também podem ser usados no Moto Z2 Play, possibilitando tornar o celular um projetor, uma caixa de som potente, ou até dar uma turbinada na câmera com a ajudinha dos módulos da marca, que são vendidos separadamente ou em pacotes promocionais junto com o aparelho.

Mas voltando ao design dos smartphones Motorola comparados aqui, outra diferença fica por conta do material usado, sendo vidro no Moto Z Play e metal no Moto Z2 Play, o que deixou a versão mais recente com uma cara mais premium. Ah, e o Moto Z2 Play também é mais leve, com 145g, enquanto o Moto Z Play tem 165g.
Telas praticamente iguais em ambos os smartphones
Quando o assunto é tela, na comparação entre Moto Z Play e Moto Z2 Play temos praticamente um empate. Ambos celulares com tela grande, de 5,5 polegadas, eles também têm tela com resolução Full HD, que é muito boa, e resulta em uma densidade elevada de pixels: 401 pixels por polegada (ppi). Porém, vale destacar que a tela do Moto Z2 Play tende a ser mais brilhante.
Agora, o que pode fazer diferença é a possibilidade de usar as funções dos botões virtuais no sensor de impressão digital do Moto Z2 Play, o que acaba liberando mais espaço na tela, dando a sensação de que ela é maior.
Por falar nisso, é bom destacar que tanto o Moto Z Play quanto o Moto Z2 Play são celulares com leitor de digital, permitindo que você desbloqueie o smartphone por biometria.
Além disso, ambos são celulares resistentes à água, contando com um revestimento que repele o líquido. Outra proteção presente nos dois modelos é o Gorilla Glass, presente nas telas para evitar arranhões e outros danos.
Moto Z2 Play larga na frente com mais RAM e processador mais moderno
Matando logo a curiosidade de muitos: sim, o Moto Z2 Play é mais potente que o Moto Z Play. Mas a diferença não chega a ser tanta assim quando o assunto é processador.
Isso porque o Moto Z Play é equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 625, sendo um celular octa core de 2GHz, enquanto o Moto Z2 Play traz a versão mais recente do chipset, o Snapdragon 626, que também é octa core, mas de 2,2GHz, e que consegue ser 10% mais veloz.
Ah, e eles também rodam com a mesma unidade de processamento gráfico, a Adreno 506, que ajuda na hora de jogar e assistir a vídeos, por exemplo.
Na memória RAM, 1GB a mais do Moto Z2 Play pode fazer a diferença para quem adora usar vários apps ao mesmo tempo. Para ser mais específico, são 4GB de RAM no Z2 Play e 3GB no Z Play.
Sendo assim, embora o Moto Z2 Play seja mais veloz, a diferença no desempenho para a versão anterior não é tão grande assim. Então, para quem já tem o Moto Z Play, talvez o upgrade de celular só por esse motivo não seja vantajoso.
Dobro de armazenamento no Moto Z2 Play
Outro detalhe que pode fazer você querer comprar o Z2 Play, ou trocar a versão anterior do celular por ele, é o armazenamento.
Tudo bem que os dois aceitam cartão de memória de até 2TB, mas para quem não quer depender de um microSD, vale a pena escolher o Moto Z2 Play, que tem capacidade de 64GB, o dobro do encontrado no Moto Z Play (32GB).

No quesito câmera, vale destacar que ambos são celulares bons para fotos em suas faixas de preço. Agora, já era mesmo de se esperar que o Moto Z2 Play viesse com algumas melhorias.
E uma delas foi na câmera frontal, que agora conta com flash duplo, para balancear melhor as cores e evitar aquele efeito "estourado". Do outro lado, temos o Moto Z Play, que também é um celular com flash frontal, só que simples, com apenas 1 LED.
Fora isso, a resolução das duas câmeras frontais é a mesma (5MP), assim como a abertura (f/2.2) e, sem flash, elas entregam resultados bem semelhantes.
Já na câmera traseira, pode parecer que a redução de pixels no Moto Z2 Play com relação ao Moto Z Play significa um retrocesso, mas não é bem assim. Isso porque, na verdade, a quantidade de pixels não interfere na qualidade da imagem apresentada. E, convenhamos, uma foto de 12MP já é grande o suficiente para imprimir e até para fazer ampliações.
Na prática, as imagens feitas com a câmera traseira do Moto Z2 Play tendem a ter menos ruídos, principalmente as feitas em ambientes com pouca luz, já que sua abertura é f/1.7, o que permite a entrada de mais luz pela lente. Do outro lado, temos o Moto Z Play com f/2.0.
Outras tecnologias que ajudam a melhoria nas fotos do Moto Z2 Play são a Dual Autofocus Pixels+, em vez do Foco Automático por Detecção de Fase (PDAF) encontrado no Moto Z Play.
Sobre os vídeos, ambos são celulares que filmam em 4K com 30 quadros por segundo (fps), enquanto os filmes em Full HD são feitos com 30 fps no Moto Z Play, e 60 fps no Moto Z2 Play.
Suporte para dois chips tanto no Moto Z Play quanto no Moto Z2 Play
E mais um ponto em comum entre o Moto Z2 Play e o Moto Z Play é que ambos são celulares dual chip. E o melhor de tudo é que eles contam com 3 slots: 2 para chips e 1 para cartão de memória, para você poder usar tudo ao mesmo tempo!
Bateria com mais capacidade no Moto Z Play

Se tem um ponto em que, sem dúvidas, o Moto Z Play leva vantagem, é a bateria. Com 3.510 mAh, a Motorola promete até 45 horas de uso misto, e até 8 horas a mais de uso depois de 15 minutos de carga, graças ao carregador rápido TurboPower.
Já no Moto Z2 Play, que precisou sacrificar a bateria para ficar mais fino, são 3.000 mAh. E a Motorola nem se comprometeu a dizer quantas horas ela deve durar, atentando-se apenas a afirmar que o smartphone aguenta um dia inteiro de uso. E com 15 minutos de carga com o TurboPower, são 7 horas a mais de uso moderado.
Qual é melhor: Moto Z Play ou Moto Z2 Play?
Você deve ter percebido que, no geral, o Moto Z2 Play é melhor que o Moto Z Play. Agora, se a bateria com maior capacidade é um fator decisivo para você, saiba que o Moto Z Play ainda é um ótimo celular, e acaba sendo bastante parecido com o seu sucessor em quase todos os quesitos.
Além disso, se o Moto Z Play estiver com um preço bem mais em conta que o Moto Z2 Play, a vantagem pode ser ainda maior. Mas, se os dois estiverem na mesma faixa de preço, vale a pena investir um pouco mais para levar o Moto Z2 Play.
E se você é daqueles que prefere comprar sempre no smartphone mais novo, certamente o Moto Z2 Play é uma excelente escolha entre os aparelhos intermediários mais avançados, principalmente por ser dual chip, ter 64GB de armazenamento, suporte a módulos, boas câmeras e tela de qualidade.
Leia também:
