Review | Smartphone Motorola Moto Z Power Edition 64GB 4G
Redação -
Além de ser um smartphone modular, o Moto Z entrega ótimo desempenho e tem acabamento sofisticado.
Prós
- Tela grande com altíssima resolução
- Ótimo desempenho em tarefas pesadas
- Conexão 4G
- Leitor de digitais
- Bom armazenamento (64GB)
- Bateria que dura o dia inteiro
- Vem com carregador rápido (TurboPower)
- Câmeras boas
- Filma em 4K
- Compatível com módulos (Moto Snaps)
- Vem com módulo offGRID Power Pack
Contras
- Entrada USB-C (sem entrada para fone de ouvido)
- Usa nano SIM
Nosso especialista destaca
Além de todas as vantagens, este Moto Z ainda vem com módulo de bateria
Top de linha na família Z, o Moto Z traz consigo mais memória RAM, maior poder de processamento, acabamento ultrafino e a melhor resolução de tela entre os 3 aparelhos lançados pela Motorola em 2016. E, além da configuração parruda, este smartphone Motorola é compatível com os chamados Moto Snaps, que são módulos que se conectam ao aparelho para melhorar a bateria, o som, a câmera... cada Moto Snap com a sua função específica, claro.
Como todo top de linha, o Moto Z não deixou de lado o design sofisticado e inovador
O Moto Z veio com carcaça composta por alumínio aeronáutico e aço inoxidável, que além de deixar o aparelho bem bonito, ajudou a reduzir a espessura e o deixou bem mais leve do que os outros modelos. Para você ter uma ideia, o Moto Z pesa apenas 136 gramas e tem 1/2 centímetro de espessura. E se você olhar a parte de trás do aparelho, vai notar conectores para prender os Moto Snaps. Basta aproximar os módulos do celular e eles se conectam, sem precisar de cabos ou de instalação. Além de módulos para melhorar alguma característica do aparelho, há ainda os Moto Style Shells, que são capas com design diferenciado, disponíveis em diversos materiais e texturas, para você mudar a cara do seu Moto Z em um instante. Mas fique atento na hora da compra, pois todos esses acessórios são vendidos separadamente ou em pacotes promocionais junto com o aparelho.
O Moto Z Power Edition já vem com módulo de bateria
Aqui apresentamos a versão Power Edition, que já vem com um módulo de bateria. Também conhecido como offGRID Power Pack, este Moto Snap fabricado pela Incipio adiciona 2.200mAh ao Moto Z. Dessa forma, o aparelho passa a ter um incremento de até 20 horas na autonomia, de acordo com a Motorola. O acessório fica totalmente integrado ao Moto Z quando está sendo usado e a carga aparece automaticamente na tela do smartphone. Além disso, o offGRID Power Pack ainda tem uma luz de LED que indica quando é preciso recarregar e funciona mais ou menos como um carregador portátil.
Moto Z vem com entrada USB-C e nanorrevestimento
Na construção do Moto Z, devemos chamar a atenção para a entrada USB-C, usada tanto para o carregador (e cabo de dados) quanto para os fones de ouvido. Esse tipo de entrada permite carregamento rápido e transferência veloz de dados, além de ser mais resistente do que a entrada USB comum. A desvantagem do USB-C é que você vai precisar abrir mão dos fones de ouvido caso precise carregar o aparelho. Na proteção, o Moto Z não deixa a desejar: vem com nanorrevestimento, já conhecido da marca, para deixar o aparelho resistente à respingos d'água e evitar danos causados por uma chuva, por exemplo. Além disso, o aparelho conta com Corning Gorilla Glass, que protege a tela contra arranhões e pequenas quedas.
Tela grande com resolução de sobra
Por falar em tela, um dos principais destaques deste smartphone é o display de 5,5 polegadas com resolução Quad HD, mais conhecida como 2K. São 2560 x 1440 pixels e tecnologia Super AMOLED, que entrega cores vivas e uma excelente definição de imagem. Não que isso vá fazer grande diferença a olho nu, já que uma resolução tão alta na tela de um celular não é facilmente notada. Mas, ainda assim, esta é uma tela muito boa. Sobre a densidade de pixels, o Moto Z entrega 535 ppi, um valor bem alto até para um smartphone top de linha.
Desempenho do Moto Z
Como já falamos aqui, o Moto Z tem o melhor desempenho da família. E não é só pelo fato de ele vir com 4GB de memória RAM, não. Esse smartphone também conta com um dos processadores mais modernos até o momento, o Qualcomm Snapdragon 820, com CPU quad-core de até 1,8 GHz. Esse pacote, junto com a GPU Adreno 530, é responsável por permitir que várias tarefas rodem em alta velocidade ao mesmo tempo, inclusive as mais pesadas, com gráficos no máximo. Com o Moto Z você vai ter, então, um celular potente e veloz. E um detalhe bem diferente, e bacana, é que o Moto Z é equipado com processadores de linguagem natural e de computação contextual, o que permite usar o comando de voz sem precisar tocar no aparelho ou exibir informações, como hora e notificações, de maneira discreta, quando você mexer na tela ou passar a mão por cima do dispositivo. Quanto ao sistema operacional, o Moto Z vem com o Android 6.0 (Mashmallow), que conta com recursos para a otimização de bateria e backup automático. E como outros aparelhos da Motorola, o Moto Z veio com o Android puro, ou seja, sem modificações, o que ajuda a deixá-lo ainda mais fluido.
Moto Z é ainda um smartphone dual chip, com internet 4G e leitor de digitais
Isso mesmo, o Moto Z é um smartphone top de linha dual chip, assim você pode falar com seus amigos e familiares aproveitando as vantagens de até duas operadoras diferentes. Já para navegar na internet com a melhor velocidade oferecida pelo seu plano ou pacote de dados, o aparelho conta com acesso à rede 4G LTE (Cat 6), além do 3G e do Wi-Fi. Outras funcionalidades como o Bluetooth (4.1), GPS e NFC também estão presentes. Assim como a tecnologia do leitor de digitais, útil para desbloquear o aparelho - e várias outras funções - de maneira fácil e rápida, com apenas um toque. E para quem busca informações sobre os sensores, o Moto Z conta com acelerômetro, sensor de luz ambiente, Efeit Hall, magnetômetro, sensor de proximidade e giroscópio.
Com 64GB de armazenamento, não vai faltar espaço
Quem quer bastante espaço vai gostar de saber que o Moto Z veio equipado com 64GB de armazenamento, sendo que uma parte já vem ocupada com o sistema operacional e os apps pré-instalados. Nada que vá fazer muita falta, mas, se fizer, ainda é possível utilizar um cartão de memória Micro SD para expandir a capacidade. Um ponto negativo, neste caso, é que será preciso abrir mão do segundo chip caso você queira expandir a capacidade, já que a entrada é híbrida e só aceita o Micro SD ou o nano SIM. Na prática, ou você tem mais memória ou um smartphone dual chip.
Bateria que dura um dia inteiro
Tudo bem que o Moto Z não é o smartphone com a maior capacidade de bateria do mercado, mas, ainda assim, consegue ter boa autonomia se você fizer uso moderado do aparelho. A Motorola afirma que é possível passar até 24h longe das tomadas. Além disso, esse smartphone conta com tecnologia de carregamento rápido (TurboPower), que possibilita até 7 horas de autonomia com apenas 15 minutos de carga, e também vem com o Moto Snap offGRID Power Pack, que já citamos aqui.
Moto Z também tem câmeras boas
Falando sobre as câmeras, encontramos no Moto Z sensores bem espertos se comparados aos de outros smartphones top de linha, como o iPhone 6S e Galaxy S7. A câmera principal conta com 13MP e, apesar de não ter a maior resolução da família Z, tem a melhor abertura de lente (f/1.8), o que garante fotos mais nítidas mesmo em ambientes pouco iluminados. Além disso, este é o único aparelho da linha Moto Z com estabilização óptica de imagem (OIS) no sensor principal, bom para evitar tremidos desagradáveis na hora do click. Sobre os outros recursos, podemos citar o flash LED duplo com equilíbrio de cores, que deixa suas fotos com tons ainda mais naturais, e o foco laser automático, ainda mais rápido do que o foco automático comum. Há também diversos modos de câmera, como o Modo Noturno, Panorama e até um Modo Profissional, onde você pode ajustar detalhes como o balanço de branco e o ISO. Ah! E ainda e possível fazer vídeos em 4K, HDR e slow motion. Já a câmera frontal tem sensor de 5MP e lente com ângulo aberto de 85 graus. Essas características são consideradas padrão atualmente e fazem selfies bacanas para postar nas redes sociais, mas sem surpreender. O que acaba se destacando na câmera frontal do Moto Z é o flash, que dá uma ajuda extra quando você quiser tirar selfies em ambientes mais escuros.
Como deu para notar, o Moto Z é um smartphone completo, que conta com poderoso processamento, acabamento premium, tela de altíssima resolução e, ainda, ótimas câmeras e boa autonomia. Tudo isso sem contar com a compatibilidade com os diversos Moto Snaps, que prometem atender a diferentes necessidades e perfis. Se você está disposto a gastar um pouco mais, vale a pena investir em todas as vantagens deste smartphone modular.