Review | Smartphone Xiaomi Redmi 6A 16GB 4G
Redação -
Conheça mais informações sobre a ficha técnica do smartphone Xiaomi Redmi 6A 16GB 4G.
Prós
- Desempenho básico (Processador quad-core e RAM de 2GB)
- Armazenamento de 16 GB
- Tela de 5,4" HD+
- Android 8 (Oreo)
- Câmera traseira de 13MP
- Câmera frontal de 5MP
- Reconhecimento facial
Contras
- Não é indicado para aplicativos e jogos pesados
Nosso especialista destaca
Smartphone Xiaomi Redmi 6A é modelo mais simples da marca chinesa
O smartphone Xiaomi Redmi 6A é um modelo de entrada da fabricante chinesa. Mesmo assim, ele garante algumas características que o classificam como um intermediário mais simples, para tarefas básicas do dia a dia.
Processador para aplicativos básicos
Antes de mais nada, é importante deixar claro que o Xiaomi Redmi 6A foi desenvolvido para trabalhar com aplicativos mais leves, como redes sociais, apps de mensagens online ou até reprodução de vídeos em qualidade mais baixa. Seu processador o Mediatek MT6761 Helio A22, um quad-core de 2,0GHz, não faz feio nessas situações.
Como tem memória RAM de 2GB, o ideal é que você mantenha uma tarefa aberta por vez, para não perder em velocidade de trabalho. Isso vale, especialmente, para apps que costumam demorar mais a carregar, como redes sociais com feeds cheios de fotos e vídeos, por exemplo. Mas dá para alternar entre um app e as mensagens online sem perder muito tempo.
Um dos modelos mais modestos da Xiaomi, o Redmi 6A tem armazenamento de 16GB. É suficiente para baixar os aplicativos essenciais e ainda fica com um bom espaço para salvar fotos e alguns vídeos, mas sem exageros.
O lado bom é que o celular Xiaomi tem entrada para cartão de memória de até 256GB (vendido separadamente). O slot para cartão é separado do slot para segundo chip, então você pode usar os dois ao mesmo tempo, além do chip principal, claro.
Seu sistema operacional de fábrica é o Android 8 (Oreo), que trabalha coberto pela interface MIUI 9, exclusiva da marca. Isso faz com que o Xiaomi Redmi 6A tenha visual um pouco diferente de outros smartphones Android, além de uns recursos próprios de navegação e gerenciamento de tarefas. Mas, com o tempo, a adaptação é bem fácil.
Câmeras simples, mas não decepcionam
Mais um sinal de que o Xiaomi Redmi 6A faz parte da categoria mais simples está nas câmeras, ambas com lente única. Mas isso não chega a ser um problema.
A câmera traseira tem 13MP, PDAF - Autofoco por detecção de fase, que ajuda a evitar fotos tremidas, e HDR, que otimiza resultados de cores e imagens. Esse conjunto garante resultados bem legais para a categoria, com fotos bem definidas e ricas em cores e detalhes.
Ficou faltando melhor abertura focal, já que seus f/2.2 não são indicados para fotos em pouca luz ou noturnas. Mesmo assim, os recursos do processador de imagens do Xiaomi Redmi 6A podem ajudar a acertar nos cliques.
O mesmo vale para a câmera frontal de 8MP e, mais uma vez, abertura focal de f/2.2. Dessa vez, o processador vai até um pouco além do esperado em um modelo mais simples e pode simular o Modo Retrato, com objetos em destaque e fundo desfocado.
Os vídeos alcançam definição Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo.
Tela HD com diferentes modos de visualização
Com 5,4", a tela do Xiaomi Redmi 6A tem definição HD+, com 1440x720 pixels, suficiente para garantir cores, contrastes e detalhes bem definidos. O formato de 18:9 é uma boa notícia, já que ajuda a imersão em filmes, séries e outros conteúdos em vídeos, sem cortes ou redimensionamentos das imagens.
É legal falar que o smartphone Xiaomi Redmi 6A oferece diferentes modos de visualização de tela, para oferecer mais conforto em diferentes situações. Por exemplo, você pode selecionar o modo noturno, modo leitura ou modo para ambientes de luz mais forte.
Acompanhando a configuração simples do Xiaomi Redmi A6, sua estrutura traseira foi construída em plástico e fica claro que as bordas poderiam ter contornos mais sutis. Mas o visual do modelo, disponível em preto, prata, dourado ou azul, não chega a ser um problema.
Xiaomi não tem garantia de fábrica no Brasil
A Xiaomi não está oficialmente presente no Brasil. Normalmente, seus aparelhos são importados pelas lojas e revendidos. Sendo assim, eles não contam com garantia de fábrica ou assistência técnica especializada no país. Ou seja, caso você venha a ter algum problema com seus aparelhos, não é possível recorrer à fabricante.
Bateria, conexões e sensores do Xiaomi Redmi 6A
Com capacidade de 3.000mAh, o Redmi 6A deve aguentar até um dia inteiro longe das tomadas, principalmente dentro do uso moderado para qual o modelo foi desenvolvido, ou seja, com navegação em atividades mais simples. Quem passa muito tempo em reprodução de vídeos, pode preferir deixar o carregador por perto.
O modelo tem conexões 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2, porta Micro USB 2.0 e entrada para fone de ouvido padrão 3.5mm.
Já seus sensores incluem acelerômetro, bússola, sensor de luz ambiente e proximidade. O desbloqueio do aparelho é realizado por seu sistema de reconhecimento facial.
Conclusão:
Como é um dos modelos de entrada da fabricante chinesa, o smartphone Xiaomi Redmi 6A tem características simples, e é indicado para quem vai lidar apenas com tarefas leves, como navegação em redes sociais, sites, apps de mensagens online ou reprodução de vídeos em menor definição de imagem. Em compensação, ele oferece boa qualidade de tela e câmeras bem satisfatórias para sua categoria.