Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Uma placa de vídeo barata pode ser a virada de chave para quem busca rodar alguns jogos no PC, e também para quem busca apenas dar um gás na capacidade de processamento gráfico no computador. Isso, é claro, sem esvaziar o bolso.

Quando falamos sobre tecnologia, é preciso entender que o termo “barato” pode ser bastante relativo. No caso da nossa seleção de melhores placas de vídeo baratas, vamos listar modelos intermediários, que em dezembro de 2024 tinham preços de até 1.500 reais.

Aqui, você irá encontrar opções que já estão o no mercado há algum tempo, então não dá para esperar altíssimos desempenhos. Contudo, elas têm sim potencial para encarar alguns jogos bacanas.

Vamos nessa?

Nvidia GeForce RTX 3050 – Escolha do editor

Com 6GB de memória e um clock de 1470MHz, essa é a placa de vídeo de entrada da série RTX 30 da Nvidia. Isso significa que ela conta com tecnologias como o Ray Tracing e DLSS, que melhoram os efeitos de iluminação e usam IA para acelerar o processamento gráfico.

Se a sua demanda é profissional, boa notícia! A GPU RTX 3050 também tem recursos para acelerar, via inteligência artificial, o desempenho com softwares de criação. Com ela, o sistema tende a ganhar uma performance bem bacana nas renderizações, algo fundamental para profissionais de vídeo, engenharia e arquitetura.

Publicidade

Como escolhemos as placas de vídeo

Uma placa de vídeo barata amplia a capacidade de processamento gráfico de um computador. No entanto, é preciso lembrar dentro no grupo “melhor placa de vídeo barata” há tecnologias e preços variados. Claro, há diferenças significativas de hardware e tecnologias. Quanto mais recursos, mais caro é o produto.

Um aviso: essa lista não tem placas top de linha, aquelas capazes de rodar os jogos mais modernos sem limitações gráficas, minerar criptomoedas ou ter a experiência mais rápida possível em renderizações.

Quais placas de vídeo baratas você vai encontrar aqui?

  • Nvidia GeForce RTX 3050
  • AMD Radeon RX 550
  • AMD Radeon RX 560
  • Nvidia GeForce GTX 1050 Ti
  • Nvidia GeForce GTX 1650
  • GeForce GTX 750 Ti

AMD Radeon RX 550

Outra excelente placa de vídeo barata, a RX 550 é um modelo para os fãs de GPUs da AMD. Ela é uma boa opção para trabalho, pois trabalha bem com os vários núcleos da placa e ainda tem melhorias para processos de renderização.

Essa placa de vídeo custo-benefício conta com 4GB de memória VRAM, já chega preparada para tecnologia de realidade virtual e conta com o AMD Free-Sync, que a sincroniza com monitores compatíveis e deixa a imagem mais estável e sem cortes.

Com a RX 550 o usuário consegue rodar jogos leves com gráficos no máximo, ou mesmo alguns mais pesados com gráficos diminuídos.

AMD Radeon RX 560

A GPU barata AMD Radeon RX 560, embora não seja da mais recentes, segue como uma boa opção para rodar jogos menos exigentes e para uso multimídia. No entanto, é bom reconhecer que há limitações e é provável que ela não consiga rodar jogos em resoluções muito altas.

Essa é uma placa com 4GB de VRAM e um clock de núcleo que chega a 1.275 MHz. Ela é voltada para jogos em 1080p, então dá para esperar uma performance bacana em Full HD, mas não dá para esperar muito mais do que isso.

Da mesma forma, não dá para esperar uma produtividade altíssima em programas que demandam renderizações. Contudo, a presença dela faz bastante diferença em comparação com PCs que ainda não contam com uma placa de vídeo dedicada.

Nvidia GeForce GTX 1050 Ti

A GTX 1050 Ti chega com 4GB de VRAM. Com isso, ela consegue rodar uma lista maior de jogos em bom desempenho, já que a memória maior evita problemas de engasgo ou travamentos.

No entanto, ainda estamos falando de uma placa de vídeo de entrada. Por isso, em jogos mais pesados, como o The Witcher 3, os gráficos ainda precisarão ser reduzidos.

No entanto, com a 1050 Ti você já consegue rodar games como o GTA V em gráficos acima do médio, além de ter um desempenho melhor em programas de renderização ou desenho 3D.

É uma placa de vídeo custo-benefício razoável para quem não precisa de muita potência. Confira a nossa análise completa da GTX 1050 Ti!

Nvidia GeForce GTX 1650

A próxima placa de vídeo barata da nossa lista é GTX 1650. O produto da Nvidia conta com 4GB de memória VRAM em formato GDDR6 e possui interface de memória de 128Bits. Além disso, o item conta com portas de entrada em DVI e HDMI.

No quesito custo-benefício, essa talvez seja a melhor placa de vídeo em nossa lista, entregando uma ótima performance com um excelente preço.

GeForce GTX 750 Ti 2 GB

Outro modelo de placa de vídeo barata de entrada é a GTX 750 Ti. Ela possui 2GB de memória no formato GDDR5 e usa uma interface de memória de 128Bits. Essa capacidade da VRAM não empolga nos dias de hoje, mas é suficiente para rodar alguns softwares como o Photoshop, entre outros.

O seu destaque é a tecnologia G-Sync, que a sincroniza com monitores compatíveis para um desempenho mais estável. O preço é bem em conta, mas o usuário precisa ter em mente que a placa fica limitada ao ramo de jogos leves, que não exigem um FPS muito alto.

Qual a placa de vídeo boa e barata?

Se você busca uma placa de vídeo boa e barata, a Nvidia GeForce RTX 3050 é a melhor opção. Ela conta com tecnologias de otimização para jogos, entrega bom desempenho e um bom preço. Ideal para quem prioriza custo-benefício e eficiência.

Qual é a RTX mais barata?

A RTX mais barata atualmente é a NVIDIA RTX 3050. Ela combina Ray Tracing, desempenho sólido em Full HD e preço acessível, sendo a escolha perfeita para quem quer entrar na geração RTX sem comprometer o orçamento.

É possível usar o PC sem placa de vídeo?

Sim, é possível, desde que o processador tenha gráficos integrados (como os da linha Intel com "G" ou AMD Ryzen com "G"). Porém, se você espera rodar jogos e programas gráficos, o ideal é ter um GPU dedicada.

Carregando comparador...
Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade