Como escolher o melhor teclado para comprar em 2020?
Entenda as diferenças entre teclados básicos, mecânicos, ergonômicos e portáteis.
O teclado é um dos periféricos essenciais para usar o PC ou notebook. Existe uma variedade de modelos que podem ajudar em usos específicos, por isso é importante escolher o produto ideal de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, um teclado mecânico é mais indicado para gamers que precisam de bastante velocidade. Já um profissional que escreve muito pode se sentir mais confortável usando um teclado ergonômico.
Uma série de características devem ser levadas em conta para o investimento. Antes de tudo, você precisa identificar qual será o seu maior uso (escrita, jogos ou tarefas simples). É fundamental buscar as características que mais combinam com as suas preferências. Veja, a seguir, os diferentes tipos de teclado e escolha o melhor para você.
Leia também: Melhor teclado mecânico em 2020: 8 modelos para comprar no Brasil
Teclado simples
Usuários que executam tarefas básicas do dia a dia não precisam de adaptações ou características específicas em um teclado. Ou seja, se você usa o computador somente para acessar à Internet, redes sociais e digitar documentos simples, um teclado mais barato já deve bastar. Neste tipo, você terá todos os recursos tradicionais, como o teclado numérico, teclas com fácil acesso para controle de mídia e botões de atalhos.
Em geral, teclados simples conseguem satisfazer usuários de desktop que não dependem de adaptações específicas. O Wired Desktop 600 da Microsoft, por exemplo, é um modelo que consegue proporcionar as funções básicas com qualidade para ser utilizado na rotina.
Teclado para gamers
Os jogadores têm necessidades específicas para garantir uma boa performance nas partidas. Os periféricos gamers têm recursos de retroiluminação e macros que podem ajudar bastante em jogos. Além disso, esses teclados contam com switches mecânicos que proporcionam sensações diferentes quando clicados.
Os teclados mecânicos também permitem o uso de várias teclas ao mesmo tempo sem que aconteça o efeito “ghosting”, que é quando uma tecla é pressionada, mas o comando não é executado pelo computador. O preço desses equipamentos, no entanto, não é muito convidativo, pois ultrapassam facilmente a faixa dos R$ 300. Um bom exemplo de teclado mecânico de qualidade é o Hyper X Alloy FPS.
Teclado para trabalhar
Trabalho em escritórios geralmente exige bastante digitação, edição de documentos ou publicações. Tarefas como essas exigem longas horas de uso. Os seus pulsos irão agradecer se você adquirir um modelo ergonômico. Teclas curvas e apoio que elevam as mãos são aspectos para serem considerados na ergonomia. Os teclados mais sofisticados permitem até que você personalize a distância entre as teclas do lado direito e esquerdo.
É importante ficar atento para não escolher tipos de teclado que não têm ergonomia, apesar de afirmarem que têm. Tente usar o produto antes de comprar ou verifique recomendações pela Internet. Aqui, indicamos o Microsoft Wireless Comfort 5050.
Teclados portáteis
Pessoas que mudam com frequência de lugar precisam de teclados portáteis. Eles são compactos e contam apenas com as teclas essenciais. Esse tipo de teclado é mais leve, alguns são dobráveis e em geral dispensam a parte numérica do lado direito para não ocupar espaço no transporte. Os periféricos desta categoria também podem ser usados em tablets por conta da conexão sem fio.
Tradicionalmente as teclas de mídia ficam de fora, algumas são personalizadas ou integradas com o touchpad. Apesar de menor, o preço não é mais barato, o que é comum para essa categoria. Uma opção boa da categoria é o Logitech K400.